Skip to content

Facebook Ads – Quais as Vantagens de Anunciar no Facebook

Facebook ADS

Assim como a publicidade tradicional, o meio online tem muitas possibilidades diferentes e algumas são mais adequadas aos interesses dos empresários, especialmente os pequenos e médios.

Em geral, a ideia é sempre a mesma: alcançar possíveis clientes através de uma boa segmentação, dependendo do seu tipo de negócio e, claro, de preferência com baixo custo.

E quando uma campanha on-line é bem produzida e direcionada, o retorno sobre o investimento é infinitamente maior do que qualquer outro tipo de anúncio.

O Gerenciador de Negócios que gerencia os anúncios do Facebook permite tornar o mundo dos anúncios totalmente acessível, a baixo custo.

Veja, baixo custo não é a mesma coisa que “grátis”.

Uma campanha mal planeada pode custar relativamente pouco, mas não quer dizer que atrai novos clientes, talvez nem chame a atenção para a sua marca.

Em outras palavras, você precisa conhecer bem o meio, tanto para saber se é lá que está o seu público, quanto para saber como construir seu conteúdo e direcionar suas mensagens.

Então vamos começar com o básico, para que você saiba exatamente o que são os anúncios do Facebook e também por que pode ser a melhor opção para você.

Já ouviu falar dos Anúncios do Facebook?

Anúncios no Facebook

Como usuário, você tem algum conhecimento do Facebook, mas você conhece a ferramenta de anúncios – o Facebook Ads? Você sabe como ela funciona?

Você sabe porque é tão benéfico estabelecer uma estratégia de marketing utilizando o Facebook?

Porque é a melhor ferramenta de segmentação de audiência do mercado.

Me permita dar vista aos seus olhos?

Entre no seu perfil do facebook e anote cada anúncios que já recebe.

Quantos parecem ter adivinhado o que gosta?

Pode ter a certeza do seguinte: os anúncios que despertam interesse em você são concebidos e direcionados para especificamente para você… rsrsrsr

A plataforma não é apenas uma ferramenta, é um organismo vivo e cheio de recursos para encontrar a melhor forma de levar sua mensagem ao seu púbico ideal

Pode parecer um pouco complicado no início, mas pense desta forma: você saberá quanto gastou para fazer um anúncio, para alcançar uma pessoa.

Se essa pessoa se tornou um seguidor da sua página (lead), ótimo, senão o que aconteceu?

O seu anúncio não foi bem feito?

Poderia alterar alguns detalhes para tornar as vantagens do seu produto mais claras?

Ou é simplesmente necessário definir melhor a quem devem ser entregues os próximos?

Os anúncios do Facebook são estratégias de marketing que lhe permite criar anúncios, dizer a quem os entregar e, em seguida, fornecer-lhe os dados para responder a estas perguntas.

Mas vamos começar com o que você provavelmente quer saber primeiro.

Quanto custa anunciar no Facebook?

custo para anunciar no facebook

Esta pergunta tem uma resposta simples mas complicada, porque na verdade custa tanto quanto você quer que custe.

Uma grande campanha, com diferentes formatos e segmentação publicitária, por exemplo, pode custar milhares de dólares.

Na plataforma de publicidade você pode determinar quanto quer gastar por dia na sua campanha.

Desta forma, o Facebook encontra o público mais próximo da segmentação que você determina no seu grupo de anúncios e aloca seu orçamento durante o dia.

Uma dica é não colocar um orçamento muito alto num curto período de tempo, porque o algoritmo da plataforma encontrará uma forma de consumir todo o seu orçamento diário, podendo tornar seu anúncio menos assertivo.

Formas de fixação de preços

Fixação de Preços

Há muitas variações, mas em geral é feito por clique (o mais comum, chamado CPC), por ação (CPA) ou por número de “impressões” (CPM).

No Facebook, estes são normalmente anúncios por número de impressões, por isso o que conta é o chamado CPM (custo por mil), que é o número de vezes que o sistema entregou seu conteúdo.

Então, seguindo os resultados dos primeiros anúncios, você terá os dados para otimizar essas “impressões”, concentrando-se em cliques, gostos, ações ou o que for mais apropriado para a sua campanha.

Estratégias de campanha

Estratégia de Campanha

A maioria dos anúncios que chegam às páginas pessoais não se destinam a vender algo diretamente, mas a chamar a atenção para uma marca ou um produto.

A ideia é adquirir seguidores (potenciais clientes) que possam tornar-se clientes, mas existem várias formas de fazer e, por isso, cada uma delas tem um maior ou menor impacto no custo.

Uma estratégia agressiva, pode ser orientada para um público muito amplo e, portanto, custará mais, embora haja otimizações para melhores resultados.

Uma estratégia mais contida pode ser focada num público muito específico e, portanto, custará menos, mas não será menos eficaz, se esse for o seu objetivo.

Tamanho do público

Tamanho do Público no Facebook

Finalmente, como se pode ver pelo argumento acima, é claro que se o custo estiver relacionado com o número de impressões, cliques ou ações, quanto mais pessoas chegarem, maiores serão os custos possíveis.

É por isso que já falamos antes sobre o equilíbrio de fatores, porque o custo está ligado aos resultados ou ao retorno do investimento.

50 reais pode parecer pouco dinheiro, mas se você investe isso e não obtém resultados, é um desperdício.

Da mesma forma, R$5.000 podem parecer muito, mas se você trouxer uma nova clientela potencial com ferramentas para medir a taxa de conversão, ela pode se tornar um bom investimento.

Mas podemos traduzir tudo isso em um exemplo prático, para tornar tudo mais claro, porque não importa o custo, o que importa é o retorno.

Por que anunciar no Facebook? Quais são as vantagens?

Porque Anunciar no Facebook

Entender os benefícios do marketing digital pode exigir contexto, então vamos imaginar um pequeno e simples negócio que qualquer um poderia ter, como um caminhão de alimentos:

  • Primeiro de tudo, pressupõe uma espécie de menu gourmet segmentado.
  • Segundo: É móvel e pode estar em vários locais em dias diferentes.
  • Terceiro: Pode não ser tão caro, mas também não é para todos.
  • Quarto, depende da vontade das pessoas de tentarem coisas diferentes.
  • Você pode pensar em outras características, mas vamos ficar por elas. O que os anúncios do Facebook oferecem neste caso?

Primeiro: o menu deles é feito de comida mexicana picante?

O sistema só pode direcionar anúncios aos usuários que mais provavelmente apreciarão este tipo de alimento, com base em seus padrões de interesse, gostos e comentários.

Segundo: você estará em três cidades diferentes na mesma região em uma semana?

É possível criar uma campanha específica, de apenas uma semana, dirigida aos usuários que possam gostar da comida mexicana, apenas naquela região.

Em terceiro lugar, a sua comida é boa, mas muito cara?

Separe seu público pelo pode de compra, porque até mesmo isso o Facebook sabe, dos padrões de consumo e interesses percebidos pelos usuários. Ou, porque eles relataram durante o registro.

Quarto, se segregares assim tanto, só resta meia dúzia de gatos…

Criar outra campanha mais genérica, focada apenas em publicidade de baixo custo, para pessoas que queiram experimentar coisas diferentes, ou qualquer outra segmentação em que possam pensar.

Imagine qualquer tipo de negócio, de qualquer tamanho, e faça o mesmo exercício que nós acabamos de fazer: funciona da mesma maneia, e funciona TODAS as vezes…

Mas, vamos falar um pouco mais sobre os diferentes anúncios possíveis.

Quais são os tipos de publicidade no Facebook?

tipos de publicidade

Se o exemplo anterior era bom, é claro que os anúncios do Facebook podem ter objetivos diferentes dentro da mesma campanha.

O Facebook permite formatos de anúncios em Foto, Carrossel, Apresentação Multimídia, Coleção, Messenger, Whatsapp e já está permitindo também para o Direct do Instagram.

Os anúncios de fotos permitem que você use até 6 fotos para apresentar o seu anúncio. Você pode adicionar texto sobre a foto para uma breve apresentação do produto/serviço. Você também pode adicionar um título ao seu anúncio e uma breve descrição.

Os anúncios carrosséis permitem-lhe disponibilizar imagens e vídeos sob a forma de um carrossel. Este anúncio é interessante para anunciar diferentes produtos e serviços, porque você pode mostrar várias imagens em um único anúncio.

A apresentação multimídia é um formato que permite criar um anúncio de loop de vídeo usando até 10 imagens como se fosse uma apresentação powerpoint.

O Facebook lançou em março de 2017 o formato de coleções no qual você pode anunciar uma imagem ou vídeo que destaca sua empresa e os produtos/serviços abaixo, permitindo que o usuário navegue por baixo dos produtos.

Finalmente, anúncios de Messenger, Whatsapp e Direct são anúncios que, uma vez clicados, podem ser direcionados diretamente ao atendimento da sua empresa ou mesmo abrir uma conversa direta com seus atendentes, para que você possa falar diretamente com a pessoa quando ela mostrar interesse!

Quer aprender a fazer anúncios profissionais e consequentemente, atrair Mais Clientes para seu Negócio?

Acesse: Treinamento Anúncios que Vendem